Conteúdo verificado

Sri Lanka

Assuntos Relacionados: Ásia ; países asiáticos

Informações de fundo

Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. Patrocínio da criança ajuda as crianças uma a uma http://www.sponsor-a-child.org.uk/ .

República Democrática Socialista do Sri Lanka
ශ්රී ලංකා ප්රජාතාන්ත්රික සමාජවාදී ජනරජය
இலங்கை சனநாயக சோசலிசக் குடியரசு
Bandeira Emblema
Anthem: Sri Lanka Matha
Mãe Sri Lanka
Capital Sri Jayawardenapura Kotte
(Oficial e Legislativo)
Colombo
(Comercial, executivo e judicial)
6 ° 54'N 79 ° 54'E
A maior cidade Colombo
Línguas oficiais
Reconhecido Inglês
Demonym Sri Lanka
Governo Unitário Semi-presidencial
socialista democrático república
- Presidente Mahinda Rajapaksa
- O primeiro-ministro DM Jayaratne
- Presidente do Parlamento Chamal Rajapaksa
- Chefe de Justiça Mohan Peiris
Legislatura Parlamento
Independência do Reino Unido
- Domínio 04 de fevereiro de 1948
- República 22 de maio de 1972
- Constituição atual 07 de setembro de 1978
Área
- Total 65,610 km 2 ( 122)
25.332 sq mi
- Água (%) 4.4
População
- 2012 censo 20.277.597 ( 57)
- Densidade 323 / km 2 ( 40)
836,6 mi / sq
PIB ( PPP) 2012 estimativa
- Total 127.000 milhões dólares ( 64)
- Per capita 6.135 dólares ( 111º)
PIB (nominal) 2012 estimativa
- Total 64.914 milhões dólares ( 68)
- Per capita 3.139 dólares ( 123)
Gini (2010) 36,4
médio
HDI (2012) Aumentar 0,715
· alta 92
Moeda Rúpia do Sri Lanka ( LKR )
Fuso horário SLST ( UTC + 5: 30)
Formato de data dd / mm / aaaa ( AD )
Unidades no esquerda
Chamando código +94
Código ISO 3166 LK
TLD Internet
  • .lk
  • .ලංකා
  • .இலங்கை

Sri Lanka ( / s r Eu l ɑː ŋ k ə /, / s r Eu l æ ŋ k ə / Ou / ʃ r Eu l ɑː ŋ k ə /; Sinhala: ශ්රී ලංකාව, Sri laṃkāva, Tamil : இலங்கை, ilaṅkai), oficialmente a República Democrática Socialista do Sri Lanka, é um país de ilha no norte do Oceano Índico ao largo da costa sul da Subcontinente indiano em Sul da Ásia. Conhecida até 1972 como Ceilão ( / s ɨ l ɒ n /, / s l ɒ n /, Ou / s Eu l ɒ n /), Sri Lanka tem fronteiras marítimas com a Índia para o noroeste e as Maldivas para o sudoeste.

História documentada do Sri Lanka se estende por três mil anos. A sua localização e profundas portos geográficas tornou de grande importância estratégica a partir do momento da antiga Rota da Seda através da Segunda Guerra Mundial. Sri Lanka é um país diverso casa a muitas religiões, etnias e línguas. É a terra do Cingaleses, Tamis do Sri Lanka, Mouros, Tâmeis indianos, Burgueses, Malaios, Cafres ea aborígine Vedda. Sri Lanka tem uma rica herança budista, eo primeiro conhecido Escritos budistas foram feitos na ilha. História recente do país foi marcada por uma de trinta anos de guerra civil, que decisivamente mas controversa terminou em uma vitória militar em 2009.

Sri Lanka é um república e um estado unitário governado por um sistema presidencial. O capital social , Sri Jayawardenapura-Kotte, é um subúrbio da maior cidade, Colombo . Um importante produtor de chá, café, pedras preciosas, cocos , borracha e os nativos canela, Sri Lanka tem sido chamado A gota de lágrima da Índia devido à sua forma e localização e é conhecida como "A Pérola do Oceano Índico" por causa de sua beleza natural. Ele também é conhecido como "A nação de pessoas sorrindo". A ilha contém florestas tropicais, e diversas paisagens com alta biodiversidade .

O país tem uma longa história de envolvimento internacional, sendo um dos membros fundadores da SAARC e um membro das Nações Unidas , a comunidade das nações , o G77 eo Movimento Não-Alinhado. Ele também é o único país no sul da Ásia que está actualmente classificado 'alto' na Índice de Desenvolvimento Humano.

Etimologia

Na antiguidade, o Sri Lanka era conhecido por viajantes por uma variedade de nomes. Conhecido na Índia como Lanka ou Sinhala, geógrafos gregos antigos chamavam Taprobane / t ə p r ɒ b ə n Eu / e árabes que se refere a ele como Serendib (a origem da palavra " serendipidade "). Ceilão era o nome dado ao Sri Lanka pela Português quando chegaram em 1505, que foi transliterado para o Inglês como Ceilão. Como Britânica coroa colônia, a ilha era conhecida como Ceilão, e alcançou a independência como a Autoridade de Ceilão em 1948.

Em Sinhala o país é conhecido como ශ්රී ලංකා śrī laṃkā, IPA: [Ʃɾiːlaŋkaː], ea própria ilha como ලංකාව laṃkāva, IPA: [Laŋkaːʋə]. Em Tamil ambos são இலங்கை ilaṅkai, IPA: [Ilaŋɡai]. Em 1972, o nome foi mudado para "Livre, República soberana e independente do Sri Lanka". Em 1978 mudou-se para o " República Democrática Socialista do Sri Lanka "O nome de Ceilão ainda está em uso em nome de um número de organizações;. Em 2011, o governo do Sri Lanka anunciou um plano para mudar o nome de todos aqueles para os quais é responsável.

História

Pré-histórico

A pré-história do Sri Lanka remonta há mais de 125.000 anos Antes do presente (AP) e, possivelmente, até mesmo, logo 500.000 BP. A era abrange o Paleolítico, Mesolítico e início da Idade de Ferro . Entre o Paleolítico ( Homo erectus ) assentamentos humanos descobertos no Sri Lanka, Pahiyangala (nomeado após o Viajante chinês monge Fa-Hsien), que remonta a 37.000 BP, Batadombalena (28.500 BP) e Belilena (12.000 PA) são os mais importantes. Os restos de Balangoda Man, um anatomicamente moderno humana , encontrada no interior destas cavernas, sugere que eles podem se envolveram em agricultura e manteve cães domésticos para o jogo de condução.

Afrescos no Sigiriya rock fortaleza em Matale District, 5o século.

Uma das primeiras referências escritas à ilha é encontrado no Índico épico Ramayana , que fornece detalhes de um reino chamado Lanka que tinha sido criado pelo escultor divino Vishwakarma, para Kubera, o senhor da riqueza. Diz-se que Kubera foi destronado por seu meio-irmão demônio Ravana, o imperador que construiu um poderoso mítico voando máquina chamada Dandu Monara. A moderna cidade de Wariyapola é descrito como o aeroporto de Ravana.

Os primeiros habitantes do Sri Lanka foram provavelmente os ancestrais dos Pessoas Vedda, uma comunidade indígena que vive na atual Sri Lanka, que números aproximadamente 2.500. Historiador irlandês James Emerson Tennent teorizou Galle, uma cidade do sul do Sri Lanka, foi o porto antigo de Társis, a partir do qual King Solomon é dito ter atraído marfim , pavões e outros objetos de valor.

Antigo

Avukana estátua de Buda, uma 12m estátua de Buda em pé pertence ao reinado de Dhatusena, século 5 dC

De acordo com Mahavamsa, uma crônica escrita em Pali, o antigo período de Sri Lanka começa em 543 aC com o desembarque de Vijaya, um rei semi-legendário que navegou 860 milhas náuticas em oito navios para o Sri Lanka com 700 seguidores da costa sudoeste do que hoje é o Região de Rarh Bengala Ocidental. Ele estabeleceu o Reino de Tambapanni, dia perto do moderno Mannar. Vijaya é o primeiro dos cerca de 189 nativa monarcas do Sri Lanka que as crônicas gostar Dipavamsa, Mahavamsa, Chulavamsa, e Rājāvaliya descrevem (ver Lista de monarcas do Sri Lanka). História dinástica do Sri Lanka durou um período de 2.359 anos, de 543 aC a AD 1815, até que a terra se tornou parte do Império Britânico .

O Sigiriya rock fortaleza.

O Reino de Sri Lanka mudou-se para Anuradhapura, em 380 aC, durante o reinado de Pandukabhaya. Depois disso, Anuradhapura serviu de capitais do país por quase 1.400 anos. Antigos cingaleses se destacou em várias construções como tanques, dagobas e palácios. A sociedade passou por uma grande transformação durante o reinado de Devanampiya Tissa, com a chegada do budismo da Índia. Em 250 aC, bhikkhu Mahinda ( sânscrito : महेन्द्र; Mahendra), o filho do Imperador Maurya Ashoka chegou em Mihintale, levando a mensagem do budismo. Sua missão conquistou o monarca, que abraçado a fé e propagou-lo durante todo o População cingalesa. Os reinos sucessivos do Sri Lanka iria manter um grande número de Escolas e mosteiros budistas, e apoiar a propagação do budismo em outros países Sudeste da Ásia também. Sri Lanka Bikkhus estudado em antigo famoso Universidade Budista da Índia de Nalanda, que foi destruída por Mohammed Kilji. É provável que muitas das escrituras de Nalanda são preservadas em muitos mosteiros do Sri Lanka. Em 245 aC, bhikkhuni Sangamitta chegou com o Árvore Jaya Sri Maha Bodhi, que é considerado um rebento do histórico Bodhi árvore sob a qual Gautama Buda tornou-se iluminado. É considerada a mais antiga árvore humana plantada (com um recorde histórico contínuo) no mundo. ( Bodhivamsa)

Sri Lanka experimentou a primeira invasão estrangeira durante o reinado de Suratissa, que foi derrotado por dois comerciantes de cavalos nomeados Sena e Guttika de Sul da Índia. A próxima invasão veio imediatamente em 205 aC por um Chola rei chamado Elara, que derrubou Asela e governou o país por 44 anos. Dutugemunu, o filho mais velho do rei sub-regionais do sul, Kavan Tissa, derrotado na Elara Batalha de Vijithapura. Ele construiu Ruwanwelisaya, o segundo stupa na antiga Sri Lanka, eo Lovamahapaya. Durante seus dois milênios e meio de existência, o Reino de Sri Lanka foi invadida pelo menos oito vezes pela vizinha dinastias do sul da Ásia, como o Chola , Pandya, Chera, e Pallava. Esses invasores foram todos levados de volta posteriormente. Também houve incursões dos reinos de Kalinga (moderno Odisha) e do Península Malaia também. Kala Wewa eo Estátua de Buda Avukana foram construídos durante o reinado de Dhatusena.

Cláudio Ptolomeu 's Mapa de Ceilão, primeiro século dC em uma publicação de 1535.

Sri Lanka foi o primeiro país asiático a ter um governante feminino; Rainha Anula que reinou durante 47-42 BC. Monarcas do Sri Lanka completou algumas construções notáveis como Sigiriya, o chamado "Fortress in the Sky". Foi construído durante o reinado de Kashyapa I. Sigiriya é uma fortaleza rocha cercada por uma extensa rede de jardins, reservatórios e outras estruturas. O palácio do século quinta-é também conhecida pela afrescos sobre a rocha da superfície. Ele foi declarado pela UNESCO como um dos sete locais do património mundial em Sri Lanka. Entre as outras construções, grande reservatórios, importantes para a conservação de água em um clima que alterna estações chuvosas com tempos de seca, e elaborados aquedutos, alguns com uma inclinação tão finamente calibrada como uma polegada para a milha, são mais notável. Biso Kotuwa, uma construção peculiar dentro de uma barragem , é uma maravilha tecnológico com base no precisas matemática , permitindo que a água flua para fora da barragem manter a pressão a um nível mínimo. Antiga Sri Lanka foi o primeiro país no mundo a ter estabelecido um hospital dedicado, em Mihintale no século 4. Foi também o maior exportador de canela no mundo antigo, e tem mantido laços estreitos com civilizações europeias, incluindo o Império Romano . Por exemplo, o Rei Bhatikabhaya (22 BC-AD 7) tinha enviado um emissário para Roma que trouxe de volta vermelho coral que foi usado para fazer um adorno netlike elaborado para o Ruwanwelisaya. Além disso Sri Lanka dançarinos testemunhou o assassinato de Calígula. Quando a rainha Cleópatra enviou seu filho a se esconder cesariana ele estava indo para o Sri Lanka. i Bhikkhuni Devasāra e dez outros bhikkhunis totalmente ordenados a partir de Sri Lanka foi para a China e estabeleceu a Sasana bhikkhuni lá em 429 AD.

Medieval

Uma estátua budista na antiga cidade capital da Polonnaruwa, do século 12

O período medieval do Sri Lanka começa com a queda de Anuradhapura Unido. Em AD 993, a invasão do imperador Chola Rajaraja Forcei o governante Lanka, em seguida, Sri Mahinda V a fugir para a parte sul do país. Aproveitando-se desta situação, Rajendra I, filho de Rajaraja I, lançou uma grande invasão em AD 1017. Mahinda V foi capturado e levado para a Índia, eo Cholas saquearam a cidade de Anuradhapura. Posteriormente, eles se mudaram para a capital Polonnaruwa. Isto marcou o fim das duas grandes casas de dinastias da antiga Sri Lanka, o Moriya eo Lambakanna. Na sequência de uma longa campanha de dezessete anos, Vijayabahu eu dirigi com sucesso o Chola fora do Sri Lanka em 1070, reunindo o país pela primeira vez em mais de um século. Após o seu pedido, monges ordenados foram enviados de Burma ao Sri Lanka para restabelecer o budismo, que quase desapareceu do país durante o reinado Chola. Durante o período medieval, Sri Lanka foi dividido para três sub-territórios, ou seja, Ruhunu, e Pihiti Maya.

Sri Lanka de sistema de irrigação foi amplamente expandido durante o reinado de Parakramabahu o Grande (1153-1186 dC). Este período é considerado como um momento em Sri Lanka estava no auge de seu poder. Ele construiu 1.470 reservatórios - o maior número de qualquer governante na história - reparados 165 barragens, canais, 3910 163 grandes reservatórios e 2.376 mini-reservatórios. Sua construção mais famosa é a Parakrama Samudra, o maior projeto de irrigação do medieval Sri Lanka. Reinado de Parakramabahu é memorável para duas grandes campanhas - no sul da Índia, como parte de uma guerra Pandyan de sucessão, e uma greve punitiva contra os reis de Ramanna ( Myanmar ) para vários insultos percebidos para Sri Lanka.

Depois de sua morte, Sri Lanka gradualmente deteriorado no poder. Na AD 1215, Kalinga Magha, um indiano do Sul com origens incertas, identificado como o fundador do reino de Jaffna, invadiu e capturou a Reino de Polonnaruwa com um forte exército de 24.000 navegou 690 milhas náuticas em 100 grandes navios de Kalinga. Ao contrário dos invasores anteriores, ele saqueadas, saquearam e destruíram tudo nas antigas Anuradhapura e Polonnaruwa Reinos além da recuperação. Suas prioridades na decisão foram para extrair o máximo possível da terra e derrubar o maior número de tradições de Rajarata quanto possível. Seu reinado viu a migração maciça de espécies nativas Shinaleses para o sul e oeste do Sri Lanka, e para o interior montanhoso, em uma tentativa de escapar de seu poder. Sri Lanka nunca se recuperou do impacto da invasão de Kalinga Magha. Rei Vijayabahu III, que liderou a resistência, trouxe o reino a Dambadeniya. A norte, no entretanto, eventualmente evoluiu para o Jaffna reino. O reino de Jaffna nunca veio sob a regra de qualquer reino do sul, exceto em uma ocasião; em 1450, após a conquista liderada pelo rei Filho adotivo de Parakramabahu VI, Príncipe Sapumal. Ele governou o Norte de 1450 a 1467. Os próximos três séculos afirmando partir de 1215 foram marcados por caleidoscopicamente deslocando coleções de reinos no sul e centro de Sri Lanka, incluindo Dambadeniya, Yapahuwa, Gampola, Raigama, Kotte, Sitawaka, e, finalmente, Kandy.

Colonização

Uma pintura de explorador holandês do século 17 Joris van Spilbergen reunião com o rei Vimaladharmasuriya em 1602.

Início do período moderno do Sri Lanka começa com a chegada do Português soldado e explorador Lourenço de Almeida, filho de Francisco de Almeida, em 1505. O Português fundou um forte na cidade portuária de Colombo em 1517 e, gradualmente, estenderam seu controle sobre as áreas costeiras. Em 1592 Vimaladharmasuriya Mudei o reino para a cidade do interior de Kandy, um local mais seguro contra um ataque de invasores ocidentais. Guerras intermitentes continuou até o século 16. Em 1619, devido aos ataques de Português, a existência independente de Jaffna reino chegou ao fim.

Protetor forma com um centro de elefante e quatro palmeiras de cada lado
Brasão de armas do Colonial Ceilão britânico.

Durante o reinado do Rajasinghe II, Exploradores holandeses chegaram à ilha. Em 1638, o rei assinou um tratado com o Dutch East India Company para se livrar de Português que governou a maior parte das áreas costeiras. A seguir Guerra Holandês-Português resultou em vitória holandesa, com Colombo cair em mãos holandesas por 1656. O holandês permaneceu nas áreas que capturaram, violando o tratado. Um grupo étnico chamado BURGHER integrados na sociedade do Sri Lanka como resultado de Domínio holandês. O Reino de Kandy foi a última independente monarquia do Sri Lanka. Em 1595, Vimaladharmasurya trouxe o sagrado Tooth Relic - o símbolo tradicional da autoridade real e religioso entre os Cingaleses - a Kandy, e construiu o Templo do dente. Mesmo com a guerra intermitente com os europeus, o reino foi capaz de sobreviver. A crise de sucessão surgiu em Kandy, mediante rei A morte de Vira Narendrasinha em 1739. Ele era casado com uma De língua Telugu Nayakkar princesa do sul da Índia e tinha filhos por ela. Eventualmente, com o apoio da Bhikku Weliwita Sarankara, a coroa passou para o irmão de um dos princesa do Narendrasinha, com vista para a direita de "Unambuwe Bandara", o próprio filho de Narendrasinha por um cingalesa concubina. O novo rei foi coroado Sri Vijaya Rajasinha final daquele ano. Reis da dinastia Nayakkar, lançou vários ataques a áreas controladas holandês, que se revelaram infrutíferas.

Durante as Guerras Napoleônicas , temendo que francês o controle da Holanda pode entregar Sri Lanka para os franceses, Grã-Bretanha ocupou as áreas costeiras da ilha (que eles chamado Ceilão) com pouca dificuldade em 1796. Dois anos depois, em 1798, Rajadhi Rajasinha, terceira dos quatro reis Nayakkar do Sri Lanka morreram de uma febre. Após a morte, um sobrinho de Rajadhi Rajasinha, 18-year-old Konnasami foi coroado. O novo rei, Sri Vikrama Rajasinha enfrentou um britânico invasão em 1803, mas foi capaz de retaliar com êxito. Até então, toda a área costeira estava sob a British East India Company , como resultado do Tratado de Amiens. Mas em 14 de Fevereiro de 1815, Kandy foi ocupada pelos britânicos, no Segunda Guerra Kandyan, finalmente terminando a independência do Sri Lanka. Sri Vikrama Rajasinha, o último monarca nativo do Sri Lanka foi exilado para a Índia. O Convenção Kandyan cedeu formalmente todo o país ao Império Britânico. As tentativas de nobres do Sri Lanka para minar o poder britânico em 1818 durante o Uva Rebelião foram frustrados por Governador Robert Brownrigg.

Plantação de chá foi introduzido ao Sri Lanka por James Taylor, um plantador britânico, em 1867.

O início do período moderno de Sri Lanka é marcada pela Reformas Colebrooke-Cameron de 1833. Eles introduziram um utilitarista e liberal cultura política para o país com base na Estado de direito e amalgamado a Kandyan e províncias marítimas como uma única unidade de governo. Um Conselho Executivo e um Conselho Legislativo foram estabelecidos, tornando-se posteriormente a fundação da legislatura representante no país. Por esta altura, as experiências com café plantação foram muito bem sucedidas. Logo ele cresceu para se tornar a exportação de produtos primários do país. Os queda dos preços do café, como resultado do depressão de 1847, estagnou o desenvolvimento econômico e levou o governador para introduzir uma série de impostos sobre armas de fogo, cães, lojas, barcos, etc., e reintroduzir uma forma de rajakariya, exigindo seis dias de trabalho livre em estradas ou pagamento de um equivalente de caixa. Estas medidas duras antagonizou os moradores locais, e outra rebelião eclodiu em 1848. Uma doença devastadora folha, Hemileia vastatrix, atingiu as plantações de café em 1869, destruindo toda a indústria no prazo de 15 anos. Os britânicos encontrado rapidamente um substituto; abandonando o café, eles começaram a cultivar plantações de chá em seu lugar. Produção de chá no Sri Lanka prosperou dentro das próximas décadas. Plantações de borracha em larga escala começou no início do século 20.

Até o final do século 19, uma nova educado classe social e raça transcendente casta surgiu através de tentativas britânicas de funcionários do Serviço Civil Ceilão e as profissões jurídicas, educacionais e médicas. Novos líderes representavam os vários grupos étnicos da população na Conselho Legislativo Ceilão em uma base comum. Revivalismo budista e hindu reagiu contra Atividades missionárias cristãs. As duas primeiras décadas do século 20 são anotados pela harmonia única entre cingaleses e liderança política Tamil, que já foi perdido. Em 1919, as principais organizações políticas cingaleses e tâmeis se uniram para formar o Congresso Nacional Ceilão, sob a liderança do Ponnambalam Arunachalam, pressionando senhores coloniais para mais reformas constitucionais. Mas sem grande apoio popular, e com o incentivo do governador para "representação comum" através da criação de um "banco Colombo" que pendia entre cingaleses e tâmeis, o Congresso perdeu ímpeto em direção a meados de 1920. O Reformas Donoughmore de 1931 repudiou a representação comunitária e introduziu franquia adulto universal (da franquia situou-se em 4% antes das reformas). Este passo foi fortemente criticado pela liderança política Tamil, que perceberam que eles seriam reduzidos a uma minoria no recém-criado Conselho Estadual de Ceilão, que sucedeu ao conselho legislativo. Em 1937, o líder Tamil GG Ponnambalam exigiu uma representação de 50-50 (50% para os cingaleses e 50% para outros grupos étnicos) no Conselho de Estado. No entanto, esta exigência não foi cumprida pelo Reformas Soulbury de 1944-1945.

Independência

A constituição Soulbury inaugurou Status Dominion, com independência, proclamada em 04 de fevereiro de 1948. DS Senanayake se tornou o primeiro O primeiro-ministro do Ceilão. Os líderes tâmeis de destaque, como Ponnambalam e Arunachalam Mahadeva se juntou a seu gabinete. A Marinha Real Britânica permaneceu estacionada em Trincomalee até 1956. Uma manifestação popular em todo o país contra a retirada da ração de arroz, conhecido como Hartal 1953, resultou na renúncia do primeiro-ministro Dudley Senanayake. SWRD Bandaranaike foi eleito primeiro-ministro em 1956. Sua regra de três anos teve um impacto profundo, através do seu papel auto-proclamado de "defensor da cultura cingalesa sitiada". Ele introduziu o controverso Sinhala Apenas Act, reconhecendo Sinhala como única língua oficial do governo. Embora parcialmente revertida em 1958, o projeto de lei representava uma grave preocupação para a comunidade tâmil, que percebeu nele uma ameaça à sua língua e cultura. O Partido Federal (PF) lançou um movimento de resistência não-violenta ( satyagraha) contra o projeto de lei, o que levou Bandaranaike chegar a um acordo ( Bandaranaike-Chelvanayakam Pacto) com SJV Chelvanayakam, líder da FP, para resolver o conflito étnico que se aproxima. No entanto, o pacto se mostraram ineficazes em face dos protestos em curso por parte da oposição e do clero budista. O projeto de lei, em conjunto com vários governos esquemas de colonização, contribuiu muito para o rancor político entre líderes políticos cingaleses e tâmeis. Bandaranaike foi assassinado por um extremista monge budista em 1959.

A marcação do início do autogoverno cerimônia formal, com a abertura do primeiro parlamento em Praça da Independência.

Sirimavo Bandaranaike, a viúva do falecido SWRD Bandaranaike, tomou posse como primeiro-ministro em 1960, e resistiu a uma tentativa de golpe de Estado em 1962. Durante seu segundo mandato como primeiro-ministro, o governo instituiu políticas econômicas socialistas, fortalecendo os laços com a União Soviética e China , promovendo ao mesmo tempo uma política de não-alinhamento. Em 1971, Ceilão experimentou um Insurreição marxista, que foi rapidamente suprimida. Em 1972, o país tornou-se um república chamado Sri Lanka, repudiando o seu estatuto domínio. Minoria prolongado queixas e o uso de emocionalismo comunal como uma arma de campanha eleitoral por ambos os líderes cingaleses e tâmeis instigados a militância Tamil incipiente no norte, durante os anos 1970. O política de normalização por parte do governo para corrigir as disparidades Sirimavo criados na matrícula universitária, que foi, em essência, um ação afirmativa para auxiliar os alunos geograficamente desfavorecidas para obter o ensino superior, resultou na redução da proporção de estudantes tâmeis a nível universitário e agiu como catalisador imediato para a ascensão da militância. O assassinato de Jaffna Prefeito Alfred Duraiyappah em 1975 marcou um ponto de crise.

O Governo de JR Jayawardene chegou ao poder em 1977, derrotando o largamente impopular Governo da Frente Unida. Jayawardene introduzido um nova Constituição, juntamente com um economia de mercado livre e um poderoso presidência executiva modelado após o da França. Ele fez Sri Lanka a primeira País do sul da Ásia para liberalizar sua economia. A partir de 1983, as tensões étnicas foram manifestados em on-e-off insurgência contra o governo pelo Tigres de Libertação do Tamil Eelam (LTTE). Seguindo tumultos em julho de 1983, mais de 150 mil civis tâmeis fugiram da ilha, em busca de asilo em outros países. Lapsos de política externa resultou no fortalecimento dos tigres, fornecendo armas e treinamento. Em 1987, o Indo-Sri Lanka Accord foi assinado e Paz indiana Força de Manutenção (IPKF) foi implantado no norte do Sri Lanka para estabilizar a região, neutralizando o LTTE. No mesmo ano, o JVP lançou o seu segunda insurreição no sul do Sri Lanka, necessitando de reafectação do IPKF em 1990. Em 2002, o governo do Sri Lanka e os LTTE assinaram um acordo de cessar-fogo mediado norueguês.

O tsunami asiático de 2004 matou mais de 35 mil em Sri Lanka. De 1985 a 2006, o governo do Sri Lanka e os rebeldes tâmeis realizou quatro rodadas de negociações de paz sem sucesso. Ambos LTTE eo governo retomou combate em 2006, eo governo oficialmente saiu do cessar-fogo em 2008. Em 2009, sob a Presidência Mahinda Rajapaksa o Sri Lanka Forças Armadas derrotou o LTTE, e controle de todo o país re-estabelecida pelo Governo do Sri Lanka. No geral, entre 60.000 e 100.000 pessoas foram mortas durante os 26 anos de conflito.

40.000 Tamil civis podem ter sido mortos nas fases finais da guerra civil do Sri Lanka , de acordo com um painel de peritos convocado pelo Secretário Geral da ONU Ban Ki-moon . O número exato de tâmeis mataram ainda é uma especulação de que necessita de mais estudos. Após a derrota do LTTE, o Tamil National Alliance, o maior partido político no Sri Lanka, deixou cair sua demanda por um estado separado em favor de uma solução federal. Os estágios finais da guerra deixou cerca de 294.000 pessoas deslocadas. De acordo com o Ministério do Reassentamento, a maioria das pessoas deslocadas tinham sido liberados ou devolvidos aos seus locais de origem, deixando apenas 6651 nos campos a partir de dezembro de 2011. Em maio de 2010, o Presidente Rajapaksa nomeou o Lições Aprendidas e Reconciliação (LLRC) para avaliar o conflito entre a data do acordo de cessar-fogo em 2002, ea derrota do LTTE em 2009. Sri Lanka surgiu a partir de sua guerra de 26 anos para se tornar um dos economias de mais rápido crescimento do mundo.

Geografia

A ilha mais ou menos oval com um centro montanhoso
Mapa topográfico do Sri Lanka.

Sri Lanka reside no Placa tectônica indiana, um prato menor dentro do Placa Indo-australiana. É no sudoeste do Oceano Índico da Baía de Bengala , entre as latitudes 5 ° e 10 ° N e longitudes 79 ° e 82 ° E. Sri Lanka é separado do Subcontinente indiano pelo Golfo de Mannar e do Estreito de Palk. De acordo com a mitologia hindu , um ponte de terra existiu entre o continente indiano e Sri Lanka. Ele agora é de apenas uma cadeia de cardumes de calcário restantes acima do nível do mar. Ele teria sido razoável a pé até 1480 AD, até ciclones aprofundou o canal.

Uma vista de Sripada de Maskeliya.

A ilha consiste principalmente de flat-to-rolando planícies costeiras, com as montanhas subindo apenas na parte centro-sul. O ponto mais alto Pidurutalagala, atingindo 2.524 metros (8.281 pés) acima do nível do mar. O clima é tropical e quente, devido aos efeitos moderadores de ventos oceânicos. Gamas de temperatura média de 17 ° C (62,6 ° F) na planalto central, onde a geada podem ocorrer por vários dias no inverno, a um máximo de 33 ° C (91,4 ° F) em outras áreas de baixa altitude. Temperatura média anual varia de 28 ° C (82,4 ° F) a cerca de 31 ° C (87,8 ° F). Dia ea noite temperaturas podem variar de 14 ° C (25,2 ° F) a 18 ° C (32,4 ° F).

Sri Lanka visto do espaço.

Padrão de precipitação é influenciado por ventos de monções do Oceano Índico e Baía de Bengala. A "zona húmida" e algumas das pistas de barlavento do planalto central receber até 2.500 milímetros (98,4 in) de chuva por mês, mas as encostas de sotavento, no leste e nordeste recebem pouca chuva. A maior parte do leste, sudeste e partes do norte do país compreender a "zona seca", que recebe entre 1.200 milímetros (47 in) e 1.900 mm (75 in) de chuva anualmente. O noroeste árido e costa sudeste receber a menor quantidade de chuva em 800 mm (31 in) a 1200 mm (47 in) por ano. Squalls periódicas ocorrem e às vezes ciclones tropicais trazer céu nublado e chuvas ao sudoeste, nordeste e parte oriental da ilha. A umidade é normalmente mais elevada nas áreas sudoeste e montanhosas e depende dos padrões sazonais de precipitação.

O mais longo dos 103 rios no país é Rio Mahaweli, cobrindo 335 km (208 mi). Estas vias navegáveis dar origem a 51 cachoeiras naturais de 10 metros ou mais. O mais alto é Bambarakanda cai, com uma altura de 263 metros (863 pés). Costa do Sri Lanka é 1,585 km de comprimento. Alega uma Zona Económica Exclusiva (ZEE) que se estendem 200 milhas náuticas, área de terra de aproximadamente 6,7 vezes do país. As águas do litoral e adjacentes apoiar ecossistemas altamente produtivos marinhos, como franjas recifes de coral, camas rasas da costa e estuarina ervas marinhas. Sri Lanka herda 45 estuários e 40 lagoas também. País de ecossistema manguezal que se estende por mais de 7.000 hectares, desempenhou um papel vital em tamponar a força nas ondas do Oceano Índico em 2004 tsunami . A ilha é rica em minerais como Ilmenite, feldspato , Grafite, Silica , Caulim, Mica e tório . Existência de petróleo no Golfo de Mannar também foi confirmada e tentativas de extração estão em andamento.

Flora e fauna

O Sri Lanka elefante é um dos três reconhecido subespécie do Elefante asiático O 2011 censo elefante estimada uma população de 5879.

Deitado dentro do Indomalaya ecozone, Sri Lanka é um dos 25 hotspots de biodiversidade do mundo. Embora o país é relativamente pequeno em tamanho, que tem a maior biodiversidade densidade na Ásia. Notavelmente elevada proporção de espécies entre sua flora e fauna, 27% do 3210 floração plantas e 22% dos mamíferos (ver List), são endêmica. Sri Lanka declarou 24 reservas de vida selvagem, que são o lar de uma vasta gama de espécies nativas, tais como Elefantes asiáticos, leopardos, ursos preguiça, os pequenos loris únicas, uma variedade de cervos, o TRACHYPITHECUS VETULUS, o endangered javali, porcos-espinhos e tamanduás .

Floração acácias florescer no árido Península de Jaffna. Entre as árvores das florestas de terras áridas são espécies valiosas, tais como satinwood, ébano, pau-ferro, mogno e teca. A zona húmida tropical é um evergreen floresta com árvores altas, folhagem ampla, e uma densa vegetação de cipós e trepadeiras. Florestas verdes subtropicais semelhantes às do climas temperados florescer em altitudes mais elevadas.

O Leopard do Sri Lanka ( Panthera pardus kotiya) é uma subespécies ameaçadas de leopardo nativa do Sri Lanka.

O Parque Nacional de Yala, no sudeste protege manadas de elefantes, veados e pavões . O Wilpattu National Park, o maior, no noroeste preserva os habitats de muitas aves aquáticas, tais como cegonhas, pelicanos, ibis, e colhereiros. A ilha tem quatro reservas de biosfera: Bundala, Reserva Florestal Hurulu, o Kanneliya-Dediyagala-Nakiyadeniya, e Sinharaja. Destes, reserva florestal Sinharaja é o lar de 26 aves endêmicas e 20 espécies da floresta, incluindo o esquivo Red-faced Malkoha, Green-faturado Coucal e Sri Lanka Magpie azul. O potencial genético inexplorado de Sinharaja flora é enorme. Das 211 árvores lenhosas e lianas dentro da reserva, 139 (66%) são endêmicas. A densidade da vegetação total, incluindo árvores, arbustos, ervas e mudas, foi estimado em 240 mil indivíduos por hectare.

Sri Lanka é o lar de mais de 250 tipos de aves residentes (ver Lista). Ele declarou várias santuários de aves, incluindo Kumana. Durante o Programa de Mahaweli dos anos 1970 e 1980 no norte do Sri Lanka, o governo anulou quatro áreas de terra, totalizando 1,900 km 2 (730 sq mi) como parques nacionais. No entanto a cobertura florestal do país, que foi de cerca de 49% em 1920, tinha sido caiu para cerca de 24% até 2009.

Política

O velho edifício do parlamento do Sri Lanka, perto da Galle Face Green. Ele agora serve como o Sede da Secretaria Presidencial.

Sri Lanka é a mais antiga democracia em Sul da Ásia. O Donoughmore Constituição, elaborado pela Comissão Donoughmore em 1931 permitiu eleições gerais com adulto o sufrágio universal (franquia adulto universal) no país. Foi a primeira vez que um não- país branco dentro dos impérios Europa Ocidental foi dada um homem, um voto eo poder de controlar assuntos domésticos. O primeira eleição sob a franquia adulto universal, realizada em junho de 1931, foi para o Conselho de Estado Ceilão. Senhor DB Jayatilaka foi eleito como o líder da casa. Em 1944, o Soulbury Comissão foi nomeado para elaborar uma nova Constituição. Durante este tempo, a luta pela Independência foi travada em linhas "constitucionalistas" sob a liderança do DS Senanayake. O projecto de Constituição foi promulgada no mesmo ano e Senanayake foi apontado como o primeiro-ministro da eleição parlamentar em 1947. O Soulbury constituição inaugurou estado Dominion e Independência para o Sri Lanka em 1948.

Política atual no Sri Lanka é uma disputa entre duas coalizões rivais liderados pelo centro-esquerdista e progressista das Nações Pessoas Freedom Alliance (UPFA), um descendente do Partido da Liberdade do Sri Lanka (SLFP), e comparativamente de direita e pró- capitalista United Partido Nacional (UNP). Sri Lanka é essencialmente uma democracia multipartidária com muitas menor budista, socialistas e Tamil partidos políticos nacionalistas. Em julho de 2011, o número de partidos políticos registrados no país é de 67. Destes, o Partido Lanka Sama Samaja (LSSP), estabelecida em 1935 é a mais antiga. UNP, instituído pela DS Senanayake em 1946, foi considerado o maior partido político único até recentemente. É o único grupo político que tinha uma representação em todos os parlamentos desde a independência. SLFP foi fundada por SWRD Bandaranaike, que era o ministro do Gabinete da Administração Local, antes de deixar o UNP, em Julho de 1951. SLFP registrou sua primeira vitória em 1956, derrotando o UNP no poder em 1956 eleição parlamentar. Após a eleição parlamentar em julho de 1960, Sirimavo Bandaranaike tornou-se o primeiro-ministro e eleito pela primeira vez no mundo chefe de Estado.

GG Ponnambalam, o homólogo nacionalista Tamil de SWRD Bandaranaike, fundou a All Ceilão Congresso Tamil (ACTC) em 1944. Como uma objeção a cooperação da Ponnambalam com DS Senanayake, um grupo dissidente liderado por SJV Chelvanayakam se separou em 1949 e formou o Illankai Tamil Arasu Kachchi (ITAK) aka Partido Federal. Ele foi o principal partido político tâmil no Sri Lanka para próximos 2 décadas. Partido Federal defendia uma postura mais agressiva vis-à-vis os cingaleses. Com as reformas constitucionais de 1972, esses partidos criaram uma frente comum, o Tamil United Front (mais tarde Tamil Frente Unida de Libertação). Tamil National Alliance, formada em Outubro de 2001, é o sucessor atual destes partidos políticos tâmeis que tinham sofrido muito turbulências como Tamil aumento dos militantes ao poder, em final de 1970. Janatha Vimukthi Peramuna, um partido político marxista-leninista, fundada por Rohana Wijeweera em 1965, serve como a terceira força no contexto político atual. Apoia as políticas radicais de esquerda, com relação à política de esquerda tradicionalistas do LSSP e Partido Comunista. Fundada em 1981, Sri Lanka Congresso muçulmano é o maior partido político muçulmano no Sri Lanka.

Governo

Sri LankaSímbolos nacionais do Sri Lanka
Bandeira Bandeira Lion
Emblema Gold Lion Passant
Hino Sri Lanka Matha
Borboleta Troides darsius
Pássaro Sri Lanka Junglefowl
Flor Red and Blue Water Lily
Árvore Ceilão Ironwood (NA)
Esporte Voleibol

Fonte:

A Suprema Corte do Sri Lanka, Colombo.

Sri Lanka é um democrático república e um Estado unitário que é regida por um sistema semi-presidencial, com uma mistura de um sistema presidencial e um sistema parlamentar . Constitui um sistema parlamentar governado sob a constituição. A maioria das disposições da Constituição pode ser alterada por uma maioria de dois terços no parlamento. entanto, a alteração de certas características básicas, tais como as cláusulas de língua, de religião, e referência para Sri Lanka como um estado requerem uma maioria de dois terços e aprovação unitário em uma nação à escala referendo.

Em comum com muitas democracias, o governo do Sri Lanka tem três ramos:

  • Executivo : O Presidente do Sri Lanka é o chefe de Estado, o comandante-em-chefe das forças armadas, bem como chefe de governo, e é popularmente eleito para um mandato de seis anos. No exercício de funções, o Presidente é responsável perante o parlamento. O Presidente nomeia e dirige um gabinete de ministros composto por eleitos membros do parlamento. Presidente está imune a processos judiciais no exercício do mandato em relação a quaisquer actos praticados ou omitidos a ser feito por ele ou em sua capacidade oficial ou privada. Com a 18a alteração à constituição em 2010, o presidente não tem limite de prazo, que anteriormente situava-se em duas.
  • Legislativo : O Parlamento do Sri Lanka, é um unicameral de 225 membros legislatura com 196 membros eleitos em multi-assento círculos eleitorais e 29 por representação proporcional. deputados são eleitos pelo (adulto) sufrágio universal baseado em uma versão modificada do sistema de representação proporcional por distrito para uma criança de seis anos prazo. O presidente pode convocar, suspender ou terminar uma sessão legislativa e dissolver o Parlamento a qualquer momento depois de ter servido durante um ano. O Parlamento reserva-se o poder de fazer todas as leis. Vice-presidente, o primeiro-ministro, lidera o partido no poder no Parlamento e compartilha muitas responsabilidades executivas, principalmente nos assuntos internos.
  • Judicial : Judiciário do Sri Lanka consiste em uma Suprema Corte - o mais alto tribunal superior e final do registro, um Tribunal de Recurso, Tribunais Superiores e um número de tribunais subordinados. Seu sistema jurídico altamente complexo reflecte diversas influências culturais. O O direito penal é quase totalmente baseada na lei britânica . Básico lei Civil relaciona-se com o direito romano e lei holandesa. Leis relativas ao casamento, divórcio e herança são comunal . Devido às práticas costumeiras antigos e / ou religião, a lei Sinhala habitual (lei Kandyan), o Thesavalamai ea lei Sharia também são seguidos em casos especiais. O Presidente nomeia juízes para o Supremo Tribunal de Justiça, o Tribunal de Recurso e os Tribunais Superiores. A comissão de serviço judicial, composto pelo Chefe de Justiça e dois juízes do Supremo Tribunal, nomeia, transferências e descarta juízes de primeira instância.

Divisões administrativas

Estreito de Palk
Província do Norte
Golfo do
Mannar
North Central Province
North Western
Província
Oriental
Província
Central
Província
Uva Province
Ocidental
Província
Sabaragamuwa
Província
Província do Sul
Flag of the Northern Province.svg
Flag of the North Central Province (Sri Lanka).PNG
Flag of the North Western Province (Sri Lanka).PNG
Eastern Province Flag (SRI LANKA).png
Central Province.png
Flag of the Uva Province (Sri Lanka).PNG
Flag of the Sabaragamuwa Province (Sri Lanka).PNG
Flag of the Southern Province (Sri Lanka).PNG


Para efeitos administrativos, Sri Lanka está dividido em noveprovíncias e 25 distritos.

Províncias

Províncias ( Sinhala: පළාත Tamil : மாகாணம் ) ter existido no Sri Lanka desde o século 19. Mas eles não têm qualquer estatuto legal até 1987, quando a 13ª Emenda à Constituição do Sri Lanka 1978 estabeleceu conselhos provinciais após várias décadas de crescente demanda por uma descentralização do Governo do Sri Lanka. O conselho provincial é um organismo autónomo e não está sob qualquer ministério. Compromete-se actividades que tinha sido anteriormente realizadas pelos Ministérios Central Governo, departamentos, empresas e autoridades estatutárias. Mas importante, as autoridades terrestres e da polícia não são dadas aos conselhos provinciais na prática. Entre 1988 e 2006, as províncias do norte e oriental foram fundidos temporariamente para formar a Província de North-East. Antes de 1987, todas as tarefas administrativas foram tratados por um serviço público baseado em distrito, que estava em vigor desde tempos coloniais. agora cada província é administrada por um conselho provincial eleito directamente:

Divisões administrativas do Sri Lanka
Província Capital Área(km²) Área
(Sq mi)
População
Central Kandy 567421912556774
Oriental Trincomalee 9996 38591547377
North CentralAnuradhapura10.71441371259421
Norte Jaffna8884 3.430 1060023
North WesternKurunegala781230162372185
SabaragamuwaRatnapura4902 1893 1919478
Do sul Galle 555921462465626
UvaBadulla848832771259419
Ocidental Colombo 370914325837294
Distritos e autoridades locais

Sri Lanka também é dividido em 25 (Sinhala:දිස්ත්රික්කsing.දිස්ත්රික්කය Tamil:மாவட்டம்). District Secretariat. The districts are further subdivided into 256 divisional secretariats, and these in turn, to approximately 14,008 Grama Niladhari divisions. The Districts are known in Sinhala as Disa and in Tamil as Māwaddam . Originally a Disa (usually rendered into English as Dissavony) was a duchy, notably Matale and Uva. O Government Agent, who is known as District Secretary , administers a district.

Há outros três tipos de autoridades locais: Conselhos Municipais (18), os conselhos urbanos (13) e Pradeshiya Sabha ( aka Pradesha Sabhai, 256). As autoridades locais foram originalmente com base nas feudais condados chamados korale e rata , e foram anteriormente conhecido como 'divisões DRO », após o" Divisional Revenue Officer. Mais tarde, os DROs tornou-se 'Assistente' do governo Agentes e as divisões eram conhecidos como 'divisões' AGA. Estas Secretarias de divisão estão atualmente administrado por um "secretário Divisional '.

Relações Exteriores e militares

Presidente Mahinda Rajapaksa com o presidente russo, Dmitry Medvedev, em St. Fórum Econômico Petersburgo, em junho de 2011.

Sri Lanka é um membro fundador do Movimento de Países Não-Alinhados (NAM). Ele tem cultivado relações com a Índia , evitando sacrificar a independência. Ele tornou-se membro das Nações Unidas em 1955. Sri Lanka é também um membro da Commonwealth , a SAARC, Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional, Banco Asiático de Desenvolvimento eo Plano de Colombo.

Um dos dois partidos que têm governado Sri Lanka desde a sua independência, United National Party, tradicionalmente favorece os laços com o Ocidente, enquanto o seu homólogo de esquerda, Partido da Liberdade do Sri Lanka favorece links para o Oriente. Sri Lanka Ministro das Finanças JR Jayewardene, juntamente com o então ministro dos Negócios Estrangeiros australiano Sir Percy Spencer, propôs o Plano de Colombo na Conferência do Commonwealth Ministro dos Negócios Estrangeiros, realizada em Colombo, em 1950. Sri Lanka defendeu um livre Japão , enquanto muitos países relutaram, no San Conferência de Paz Francisco em 1951, e se recusou a aceitar o pagamento japonesa de reparações para que a Segunda Guerra Mundial danos porque ele prejudicaria a economia do Japão. Relações Sri Lanka ea China começou assim que o PRC foi formada em 1949. Dois países assinaram um importante Pacto Rice-borracha em 1952. Sri Lanka desempenhou um papel vital na Conferência Ásia-Africano em 1955, que foi um passo importante para a cristalização do NAM.

O governo Bandaranaike de 1956 alterou significativamente as políticas pró-ocidentais estabelecidos pelo governo anterior UNP. Ele reconheceu a nova Cuba sob Fidel Castro em 1959. Pouco depois, revolucionário de Cuba Ernesto Che Guevara fez uma visita ao Sri Lanka. O Sirima- Shastri Pacto de 1964 e Sirima- Gandhi Pacto de 1974 foram assinados entre Sri Lanka e os líderes indianos em uma tentativa para resolver o litígio de longa data sobre o estatuto de trabalhadores das plantações de Indian origem. Em 1974, Kachchatheevu, uma pequena ilha no Estreito de Palk foi formalmente cedida ao Sri Lanka. Por esta altura, Sri Lanka foi fortemente envolvido no NAM e Colombo realizada a quinta cimeira NAM, de 1976. A relação entre o Sri Lanka ea Índia ficou tenso sob o governo de JR Jayawardene. Como resultado, Índia interveio no Sri Lanka Guerra Civil e posteriormente implantado o indiano Manutenção da Paz da Força em 1987. No presente, Sri Lanka goza de amplas relações com a China, Rússia e Paquistão .

O Sri Lanka Forças Armadas, compreendendo o exército de Sri Lanka, a Marinha do Sri Lanka e da Força Aérea do Sri Lanka, vem sob a alçada do Ministério da Defesa (MoD). A força total dos três serviços é de cerca de 259 mil pessoas, com cerca de 36.000 reservas. Sri Lanka não tenham aplicado o recrutamento militar. Unidades paramilitares incluem o grupo de trabalho especial, a Força de Segurança Pública e ao Sri Lanka Coast Guard

Sri Lanka força aérea Mi-24 na parada do dia da vitória

Desde a independência em 1948, o foco principal das forças armadas tem sido a segurança interna, esmagando três grandes insurreições, dois por marxistas militantes do JVP e um 30-year longo conflito com o LTTE, que foi proscrito como uma organização terrorista por 32 países . As forças armadas tem assim expandido para seu tamanho atual e estão em um estado mobilizado contínua durante os últimos 30 anos. Marcando uma ocorrência rara na história militar moderna, militares do Sri Lanka foi capaz de trazer um fim decisivo para a guerra civil do Sri Lanka em Maio de 2009. Sri Lanka afirmou-se o primeiro país do mundo moderno para erradicar o terrorismo em seu próprio solo. Sri Lanka Forças Armadas têm se engajado em Nações Unidas de manutenção da paz operações desde o início dos anos 1960. Ele contribuiu com forças como contingentes permanentes implantados em diversas missões de manutenção da paz da ONU no Chade, Líbano e Haiti.

Economia

Representação gráfica das exportações de produtos do Sri Lanka em 28 categorias codificadas por cores.

De acordo com o Fundo Monetário Internacional, Sri Lanka tem uma produção interna bruta anual de US $ 59 bilhões a partir de 2010. Ele tem um PIB de US $ 116 bilhões em termos de paridade de poder aquisitivo. Sri Lanka está ao lado apenas para Maldivas na região do Sul da Ásia em termos de per renda per capita, com um valor nominal de US 2,877 dólares e valor PPP de US $ 5,673. Ele registrou um crescimento do PIB de 8,3% em 2011.

O Colombo World Trade Center em Colombo.Secretariado Presidencial, do Banco de Ceylon e Galadhari Hotel também são visíveis na imagem.

Nos séculos 19 e 20, Sri Lanka tornou-se uma economia de plantação, famosa pela sua produção e exportação de canela, borracha e chá de Ceilão, que continua a ser uma marca de exportação nacional. O desenvolvimento de portos modernos sob o domínio britânico levantou a importância estratégica da ilha como um centro de comércio. A partir de 1948-1977 socialismo influenciado fortemente as políticas econômicas do governo. Plantações coloniais foram desmanteladas, as indústrias foram nacionalizadas e um estado de bem-estar estabelecida. Em 1977, a economia de mercado livre foi introduzido no país, incorporando privatização, a desregulamentação ea promoção da empresa privada.

Enquanto a produção e exportação de chá, borracha, café, açúcar e outras commodities continuam a ser importantes, a industrialização aumentou a importância do processamento de alimentos, têxteis , telecomunicações e finanças . Principais sectores económicos do país são o turismo , exportação de chá, roupa , a produção de arroz e outros produtos agrícolas. Além destes sectores económicos, o emprego no exterior contribui muito no mercado de câmbio, a maioria deles do Oriente Médio . A partir de 2010, o setor de serviços torna-se 60% ​​do PIB, o setor industrial de 28% eo setor de agricultura de 12%. O setor privado responde por 85% da economia. A Índia é o maior parceiro comercial do Sri Lanka. Existem disparies econômicas entre as províncias, com província ocidental contribuindo para 45,1% do PIB, província do sul e província Central, 10,7% e 10%, respectivamente. Com o fim da guerra, província do Norte registrou um crescimento de 22,9% do PIB recorde em 2010.

Mais conhecido de exportação do Sri Lanka, Ceilão chá, que é considerado o "mais limpo" chá no mundo. Sri Lanka também é 2º maior exportador do mundo de chá.

A renda per capita do Sri Lanka dobrou desde 2005. Durante o mesmo período, a pobreza caiu de 15,2% para 7,6%, o desemprego caiu de 7,2% para 4,9%, a capitalização de mercado CSE quadruplicou e défice orçamental duplicou. 90% dos domicílios do Sri Lanka são eletrificadas, 87,3% da população tem acesso à água potável e 39% têm acesso à água encanada. A desigualdade de renda também caiu nos últimos anos, indicado por um coeficiente de Gini de 0,36 em base de assinantes de celulares da 2010. Sri Lanka tem mostrado um impressionante crescimento de 550%, de 2005 a 2010. Sri Lanka foi o primeiro país da região do Sul da Ásia para introduzir 3G (Terceira Geração), 3,5G HSDPA, 3.75G HSUPA e 4G LTE tecnologias de Internet de banda larga móvel.

O Relatório de Competitividade Global publicado pelo Fórum Econômico Mundial listou Sri Lanka como uma economia transitivo, a partir da fase-driven fator a fase orientada para a eficiência, ocupando o 52º na competitividade global. Ele também classificou 45 na saúde e na educação primária, 32 em sofisticação de negócios, 42 em inovação e 41 na eficiência do mercado de bens para fora dos 142 países pesquisados. Sri Lanka ocupa o oitavo no mundo dando Index, registrar altos níveis de satisfação e comportamento de caridade em sua sociedade. Em 2010, O New York Times colocou Sri Lanka na posição número 1 em 31 locais a visitar. Dow Jones classificado Sri Lanka como um mercado emergente em 2010 e Citigroup classificou-o como um país 3G em fevereiro de 2011. Sri Lanka classifica bem acima de outros países do Sul da Ásia em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com 0,715 pontos.

Embora a pobreza tenha reduzido em 50% durante os últimos 5 anos, a desnutrição continua a ser um problema entre as crianças. 29% das crianças menores de 5 anos de idade são relatados para ser underweight. Quase 58% das crianças entre 6 e 11 meses e 38% das crianças entre 12 e 23 meses são anêmicos . Enquanto Dengue continua a ser a principal doença infecciosa, diseasees não transmissíveis (DNT) são responsáveis ​​por 85% dos problemas de saúde, incapacidade e morte prematura em Sri Lanka. Sri Lanka tem uma expectativa de vida de 77,9 anos ao nascer, que é 10% maior que a média mundial. Taxa de mortalidade infantil é de 8,5 por 1000 nascimentos e taxa de mortalidade materna em 0,39 por 1.000 nascimentos, que está em pé de igualdade com figuras dos países desenvolvidos. O "pró-pobres" sistema de saúde universal adotado pelo país tem contribuído muito para estes números.

Rede de estradas do Sri Lanka consiste em 35 rodovias A qualidade e uma autoestrada ( E01). O malha ferroviária, operado pela estatal operadora ferroviária nacional, Sri Lanka Railways, se estende por 1447 km (900 mi). Sri Lanka também tem três portos de águas profundas, em Colombo, Galle, e Trincomalee, além de o mais novo porta que está sendo construído em Hambantota. O porto de Trincomalee é o quinto maior porto natural do mundo. Durante a guerra mundial 2 do britânico declarou que poderia colocar toda a sua marinha em Trincomalee com espaço de sobra. Sua A companhia de bandeira companhia aérea é a SriLankan Airlines. A Fitch Ratings afirmou estrangeira do Sri Lanka e locais em moeda Emissora Default Ratings (IDRs) em 'BB-' com outlook "estável" .. Com uma subvenção de 20 milhões de dólares a partir de os EUA e com a ajuda da China uma academia de espaço tem foi criado com o propósito de desenvolver um sector espacial indígena para lançar satélites de outros países, bem como para uso doméstico. A dupla utilização de tecnologia de lançamento também servirá para desenvolver a tecnologia de mísseis. Em 26 de setembro 2012 China lançou o primeiro satélite do Sri Lanka com a intenção de mais lançamentos nos próximos anos.

Demografia

O crescimento da população do Sri Lanka.

Sri Lanka é a nação mais populosa 53 no mundo, com uma taxa de crescimento anual da população de 0,73%. Sri Lanka tem uma taxa de natalidade de 17,6 nascimentos por 1.000 habitantes e uma taxa de mortalidade de 6,2 óbitos por 1.000 pessoas. A densidade populacional é maior no oeste de Sri Lanka, especialmente em e ao redor da capital. cingalesa constituem o maior grupo étnico no país, com 74,88% da população total. Sri Lanka tâmeis são o segundo maior grupo étnico na ilha, com uma percentagem de 11,2. Sri Lankan amarra compreendem 9,2%. tâmeis de origem indiana foram trazidos para o país como trabalhadores contratados por colonizadores britânicos para trabalhar nas plantações de propriedade. Cerca de 50% deles foram repatriados independência seguinte, em 1948. Eles se distinguem da população Tamil nativa que tenha residido no Sri Lanka desde os tempos antigos. Há também pequenos grupos étnicos, como os burgueses (de ascendência européia mista) e austronésios do Sudeste Asiático. Além disso, existe uma pequena população de pessoas Vedda que se acredita ser o grupo indígena original para habitar a ilha.

Distribuição de línguas e grupos religiosos no Sri Lanka acordo com o censo de 1981.
O Templo do dente, construído durante o século 16, é o ponto focal doBudismo no Sri Lanka.

Cingalês e tâmil são as duas línguas oficiais do Sri Lanka. A Constituição define Inglês como o idioma link. Inglês é amplamente utilizado para a educação, científica e fins comerciais. Os membros da comunidade Burgher falar formas variantes de Português e crioulo holandês com proficiência variando, enquanto membros da comunidade malaia falam uma forma de Crioulo Malay que é exclusivo para a ilha.

Sri Lanka também é um país multi-religioso. 70% são budistas , a maioria dos quais seguem a escola Theravada do budismo. O budismo foi introduzido ao Sri Lanka no segundo século aC pelo Venerável Mahinda. A muda da Árvore Bodhi sob a qual o Buda alcançou a iluminação foi trazido para o Sri Lanka durante o mesmo tempo. O Pali Canon ( Thripitakaya ), tendo sido previamente preservado como uma tradição oral, foi cometida primeiro a escrever no Sri Lanka em torno de 30 aC. Sri Lanka tem a mais longa história contínua do Budismo de qualquer nação predominantemente budista, com a Sangha tendo existido em uma linhagem em grande parte intacta desde a sua introdução no segundo século AEC. Durante os períodos de declínio, a linhagem monástica do Sri Lanka foi revivido através do contato com a Tailândia e Birmânia . Budismo é dado especial reconhecimento na Constituição que exige Sri Lanka para "proteger e promover o Buddha Sasana".

Datado do século 10, oNallur Kandaswamy Kovil emJaffna é um dos lugares mais sagrados parao hinduísmo no Sri Lanka.

O hinduísmo é a segunda religião mais predominante no Sri Lanka e antecede o budismo. Hoje, o hinduísmo é dominante no Norte, Leste e Central Sri Lanka.

Islam é a terceira religião dominante no país, primeiro tendo sido trazidos para a ilha por comerciantes árabes, ao longo de muitos séculos, começando por volta do século 7 dC A maioria dos muçulmanos são sunitas que seguem a escola Shafi'i. A maioria dos seguidores do Islã no Sri Lanka hoje se acredita serem descendentes desses comerciantes árabes e as mulheres locais que se casaram.

Sri Lanka religiosidade
religião por cento
Budismo
70,19%
Hinduismo
12,61%
Islão
9,71%
Cristandade
7,45%
Fonte: Censo da População e Habitação de 2011

O cristianismo também foi trazido para o país por colonos ocidentais no início do século 16. Cerca de 7,4% da população do Sri Lanka são cristãos. Desses, 82% são católicos romanos , que seguem sua herança religiosa diretamente para o Português. O resto dos cristãos são divididos igualmente entre a Igreja Anglicana do Ceilão e outras religiões protestantes. Há também uma pequena população de imigrantes zoroastristas da Índia ( parsis) que se instalaram no Ceilão durante o período de domínio britânico. Mas a comunidade tem vindo diminuído nos últimos anos. A religião desempenha um papel proeminente na vida e na cultura do Sri Lanka. O budista maioria observar Poya Dias, uma vez por mês de acordo com o calendário lunar. O Hindus e Os muçulmanos também observar seus próprios feriados. Sri Lanka foi classificada como a terceira país mais religioso do mundo por um 2008 pesquisa Gallup, com 99% de cingaleses dizendo religião é uma parte importante da sua vida diária.

Cultura

Devotos hindus que exerçam Kavadiem um templo emVavuniya.

A cultura do Sri Lanka remonta há mais de 2500 anos. Ela é influenciada principalmente pelo Budismo e Hinduísmo . Segundo o folclore islâmico, Adão e Eva foram oferecidos refúgio na ilha como consolo para sua expulsão do Jardim do Éden. A ilha é o lar de dois principais culturas tradicionais: os cingaleses (centrado nas antigas cidades de Kandy e Anuradhapura) e do Tamil (centrado na cidade de Jaffna). Em tempos mais recentes, a cultura colonial britânico também tem influenciado os habitantes locais. Sri Lanka reivindica uma tradição democrática acompanhado por alguns outros países em desenvolvimento.

A primeira imigração Tamil foi provavelmente por volta do século 3 aC. Tâmeis coexistido com o povo cingalês desde então, ea mistura cedo rendeu os dois grupos étnicos quase fisicamente indistinta. Antiga Sri Lanka está marcado para seu gênio em engenharia hidráulica e arquitetura. as ricas tradições culturais compartilhados por todas as culturas do Sri Lanka é a base da expectativa do país ao longo da vida, os padrões de saúde avançados e alta taxa de alfabetização.

Comida e festivais

Prato tradicional dekiribath comlunumiris.

Os pratos incluem arroz e curry, Pittu, kiribath, integral Roti, funis de corda, wattalapam (uma rica pudim de origem malaio feito de leite de coco, açúcar mascavo, castanha de caju, ovos e especiarias como canela e noz-moscada ), kottu, e funis. Jackfruit às vezes pode substituir o arroz e curry. Tradicionalmente comida é servida em uma folha de bananeira.

Influências e práticas do Oriente Médio são encontrados em tradicionaispratos Moor, enquanto influências holandesas e portuguesas encontram-se com a comunidade Burgher da ilha preservar a sua cultura através de pratos tradicionais, como Lamprais (arroz cozido em estoque e cozido em uma folha de bananeira), Breudher (holandêsNatal bolo), Bolo Fiado (camada de bolo de estilo Português), e Gum Billas (mel estilo holandês revestido doces).

Em abril, o Sri Lanka comemorar o budista e novo festival Hindu ano. Além disso, Esala Perahera, um simbólico festival budista consiste em danças e elefantes ricamente decoradas, é realizada em Kandy, durante o mês de agosto. Danças de fogo, chicote-danças, danças Kandian e várias outras danças culturais são parte integrante do festival. Tâmeis comemorar tailandês Pongal, Maha Shivaratri e os muçulmanos celebram o Hajj , Ramadan nos respectivos dias do ano.

Visuais, literárias e artes cênicas

O filme Kadawunu Poronduwa (A promessa quebrada), produzido pela SM Nayagam de Chitra Kala Movietone, anunciava a vinda de cinema do Sri Lanka em 1947. Ranmuthu Duwa (Ilha de tesouros, 1962) marcou a transição do cinema preto-e-branco para cores. Ela nos últimos anos tem apresentado temas como família melodrama, transformação social e os anos de conflito entre o militar eo LTTE. seu estilo cinematográfico é semelhante ao dos filmes de Bollywood. Em 1979, o comparecimento filme subiu para uma alta de todos os tempos, mas tem estado em declínio constante desde então. Sem dúvida, o cineasta mais influente e revolucionário na história do cinema do Sri Lanka é Lester James Peiris, que já dirigiu uma série de filmes que levou a aclamação global, incluindo Rekava (Linha do destino, 1956), Gamperaliya (A aldeia mudando, 1964) , Nidhanaya (O tesouro de 1970) e Golu Hadawatha (coração Fria, 1968).

A mais antiga música no Sri Lanka vieram de performances teatrais, como Kolam , Sokari e Nadagam . Instrumentos musicais tradicionais, como Béra , Thammátama , Daula e Raban foram realizadas a estes dramas. O primeiro álbum, Nurthi , foi lançado pela Rádio Ceilão, em 1903. Songwriters como Mahagama Sekara e Ananda Samarakoon e músicos como WD Amaradeva, HR Jothipala e Clarence Wijewardene têm contribuído muito para a elevação da música do Sri Lanka. Baila é outra populares gênero musical no país, originou-se entre cafres ou o ou comunidade afro-cingalesa.

Um baterista Low Country jogando o tradicionalYak Béra.

Existem três estilos principais de Sri Lankan dança clássica. Eles são, as danças, danças Kandyan baixas do país e danças Sabaragamuwa. Destes, o estilo Kandyan, que floresceu sob reis do Reino de Kandy, é mais proeminente. É uma forma sofisticada de dança, que consiste em cinco sub-categorias: Ves dança , Naiyandi dança , Udekki dança , Pantheru de dança e 18 Vannam . Uma mantilha elaborada é usada pelos dançarinos e um tambor chamado Geta Béraya é utilizado para ajudar a dançarina para manter no ritmo. Além disso, quatro variantes de teatro popular nomeados Sokri , Kolam , Nadagam , Pasu , e diversas variantes diabo dança como Sanni Yakuma e Kohomba Kankariya também pode ser observada.

A história da pintura e escultura do Sri Lanka pode ser rastreada tanto para trás como para o segundo ou terceiro século antes de Cristo. A primeira menção sobre a arte de pintura em Mahavamsa, é o desenho de um palácio no pano usando cinábrio no século 2 aC. As crônicas têm descrição de várias pinturas em relíquia câmaras de stupas budistas, e em residência monástica.

Teatro mudou-se para o país quando uma empresa Parsi de Mumbai introduziu Nurti , uma mistura de convenções teatrais europeias e indianas para o público Colombo no século 19. A idade de ouro do drama do Sri Lanka e teatro começou com a realização de Maname , uma peça escrita por Ediriweera Sarachchandra em 1956. Ele foi seguido por uma série de dramas populares como Sinhabāhu , Pabāvatī , Mahāsāra , Muudu Puththu e Subha Saha Yasa .

Literatura do Sri Lanka se estende por pelo menos dois milênios, e é o herdeiro do tradição literária Aryan conforme está expresso nos hinos do Rigveda . O Pāli Canon, a coleção padrão de escrituras no Theravada budista tradição, foi escrita para baixo no Sri Lanka durante a Quarta budista conselho, no templo caverna Alulena, Kegalle, tão cedo quanto 29 BC. As crónicas mais antigas, tais como Mahavamsa, que foi escrito no século 6 fornecer descrições vívidas de dinastia do Sri Lanka. De acordo com o filósofo alemão Wilhelm Geiger, as crônicas são baseadas em Sinhala Atthakatha (comentário), que data mais alguns séculos para trás. O mais velho sobrevivente trabalho prosa é o Dhampiya-Atuva-Getapadaya , compilado no século 9. Os maiores feitos literários de medieval Sri Lanka incluem Sandesha Kavya (mensagens poéticas), tais como Gira Sandeshaya (Parrot mensagem), Hansa Sandeshaya (Swan mensagem) e Salalihini Sandeshaya (Myna mensagem). Poesia incluindo Kavsilumina , Kavya-Sekharaya (diadema de poesia) e prosas como Saddharma-Ratnāvaliya , Amāvatura (Flood de néctar) e Pujāvaliya também são obras notáveis ​​deste período, o que é considerado como a idade de ouro da literatura do Sri Lanka. O primeiro romance moderno-dia, Meena , uma obra de Simon de Silva apareceu em 1905, e foi seguido por uma série de obras literárias revolucionárias. Martin Wickramasinghe, o autor do Madol Doova é considerado a figura emblemática da literatura do Sri Lanka.

Educação

O Universidade de PeradeniyaSarachchandra teatro ao ar livre, com o nome em memória deEdiriweera Sarachchandra, premier dramaturgo do Sri Lanka.

Com uma taxa de alfabetização de 92,5%, Sri Lanka tem um dos mais letrados populações entre as nações em desenvolvimento. sua juventude estandes taxa de alfabetização em 98%, taxa de alfabetização de computador em 35%, e taxa de matrícula na escola primária em mais de 99%. Um sistema de ensino que dita 9 anos de escolaridade obrigatória para todas as crianças está em vigor. O sistema de educação gratuita criado em 1945, é resultado da iniciativa da CWW Kannangara e A. Ratnayake. É um dos poucos países no mundo que fornecem educação gratuita universal do ensino primário para estágio terciário.

Kannangara levou à criação do Madhya Maha Vidyalayas (Escolas Central) em diferentes partes do país, a fim de fornecer educação para crianças rurais do Sri Lanka. Em 1942, um comitê de educação especial propôs reformas abrangentes para estabelecer um eficiente e de qualidade do sistema de educação para o povo. No entanto, na década de 1980 alterações a este sistema viu a separação do de administração das escolas entre o governo central e do governo provincial. Assim, a elite escolas nacionais são controlados diretamente pelo Ministério da Educação e as escolas provinciais do governo provincial. Sri Lanka tem cerca de 9675 escolas do governo, 817 escolas particulares e Pirivenas. O número de universidades públicas em Sri Lanka é 15. No entanto, a falta de capacidade de resposta do sistema de ensino às necessidades do mercado de trabalho, as disparidades no acesso à educação de qualidade, a falta de uma articulação eficaz entre secundária ea educação superior continuam a ser grandes desafios para o sector da educação. Um número de instituições que conferem diplomas privadas têm surgido nos últimos tempos para preencher essas lacunas. Mas ainda assim, a participação na educação de nível terciário gira em torno de 5,1%. O projeto de lei universidade privada proposta foi retirada pelo Ministério do Ensino Superior, após manifestações e resistência pesados ​​dos estudantes universitários.

O Britânico autor de ficção científicaArthur C. Clarke (o mais famoso como o autor de2001 A Space Odyssey) serviu como chanceler daUniversidade de Moratuwa no Sri Lanka 1979-2002.

Esportes

O Sri Lanka equipe de críquete praticando antes de umjogo Twenty20 contraAustrálianoPallekele Estádio de críquete, em agosto de 2011.

Enquanto o esporte nacional no Sri Lanka é vôlei , de longe o esporte mais popular do país é cricket . A união do Rugby também goza de grande popularidade, assim como atletismo , futebol (soccer) e ténis . Escolas e faculdades do Sri Lanka organizam regularmente esportes e atletismo equipes, competindo em nível provincial e nacional.

O Sri Lanka equipa nacional de críquete alcançou sucesso considerável começando na década de 1990, passando de status de azarão para vencer a Copa do Mundo de Críquete de 1996. Eles também se tornaram os finalistas da Copa do Mundo de Críquete em 2007, 2011. e do ICC World Twenty20 em 2009 e 2012. Ex Sri Lanka off-girador, Muttiah Muralitharan foi avaliado como os maiores Jogo de teste jogador nunca por Almanack 'Cricketers Wisden . Sri Lanka ganhou a Copa da Ásia em 1986, 1997, 2004 e 2008. Recordes mundiais atuais para maior pontuação da equipe em todos os três formatos do jogo também são realizadas pelo Sri Lanka. O país co-sediou a Copa do Mundo de Críquete em 1996, 2011 e sediou a 2012 ICC World Twenty20. Eles perderam para as Índias Ocidentais por 36 corridas.

Sri Lanka ganharam duas medalhas nos Jogos Olímpicos, uma de prata, por Duncan Branco em 1948 Jogos Olímpicos de Londres para homens 400 metros com barreiras e uma de prata por Susanthika Jayasinghe na Olimpíada de Sydney 2000 para mulheres 200 metros. Em 1973, Mohammed Lafir venceu o Campeonato do Mundo de Bilhar, maior façanha de um Sri Lanka em um esporte Cue. Esportes aquáticos, como canoagem, surf, natação, kitesurf e mergulho na costa, as praias e remansos atrair um grande número de cidadãos do Sri Lanka e os turistas estrangeiros. Há dois estilos de artes marciais nativas para o Sri Lanka, Cheena di e Angampora .

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Sri_Lanka&oldid=559358037 "